quarta-feira, 30 de março de 2011

A homenagem prática

Ontem a tarde, mas precisamente as 14:41, faleceu o ex-vice-presidente, José Alencar. Pelo que pude ver no dia de hoje, um monte de gente falou sobre seu bom caráter, sua índole maravilhosa, seu carisma, simplicidade, humildade e excelente bom-humor.

Concordo com estes, nada contra sobre isso, aliás, acho até bonito se fazer esse tipo de homenagem a um homem que possui essas características, nada mais justo, talvez.

O que me põe a refletir é exatamente o que deve a ser feito para que figuras como José Alencar, assim como grandes personalidades que já faleceram, se mantenham vivas dentro da nossa sociedade. São pessoas que contribuíram para o bem-estar social e devem ter suas características mantidas em nossos hábitos e no nosso dia a dia.

Mas como?

Lembro de uma vez, quando um grande amigo meu perdeu uma pessoa tão importante, que ele ficou sem muito bem fazer. Quando se viu sem a presença dessa pessoa que foi decisiva em sua vida, ficou perdido.

No momento, a única ideia que tive foi: “Se você quer homenagear essa pessoa, mantenha ela viva através de você. Com atos dignos dela, torne seus, os hábitos que ela mantinha enquanto viva. Faça com que isso se passe para seus descendentes e amigos”.

Foi curioso, talvez num dia comum não teria pensado nisso, mas algo me disse que essa é a melhor maneira. Nos torna ativos e faz com que a memória dessa pessoa não morra com seu corpo físico.

Alencar era bom vice presidente? Possuía caráter ilibado, sua índole era maravilhosa e seu humor, excelente? Perfeito! Façamos como ele, que tal? Acho que essa é uma homenagem justa a quem nos ensinou tanto e nos fez admirar.

Não é somente com Alencar, mas também com pessoas maravilhosas em nossas vidas, como avós, avôs etc, pessoas que conhecemos e que até hoje sentimos sua falta. Que tal darmos vida àquilo que eles foram experts em vida?

Boa reflexão a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário