terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Caos debaixo da Terra

Foto do Google Imagens

Parece coisa de filme, mas grandes problemas tem acontecido abaixo dos nossos pés.

Na Europa, nos últimos 3 dias, o Eurostar (linha subterrânea que liga a França à Grã Bretanha) entrou em colapso, tendo que parar suas operações devido a problemas técnicos. No Rio, a expansão das linhas de metrô, com a conexão de Botafogo-Pavuna e nova estaçào em Ipanema, fizeram o caos essa manhã na cidade.

Vejo nas duas ocasiões a semelhança que o Brasileiro insiste em não ver.

Países desenvolvidos são, países passíveis de problemas tais como os nossos. Segundo funcionários da Eurostar, o problema de sua linha férrea foi causado por uma neve seca, que entrou nos motores dos trens, criando um problema técnico em seus vagões, impedindo assim suas viagens. Após solução dos casos, as operações continuaram a funcionar desde hoje cedo.

No Rio, as expansões das linhas de metrô atrapalharam o excessivo número de pessoas que precisam do serviço de transporte em massa.

Devido à necessidade de regularizar o sistema ainda em fase de adaptação, foi necessário diminuir o número de trens, visando a estabilização das linhas criadas.
Porém se esqueceram que o número de pessoas não ia diminuir, ou seja, ia aumentar, e muito!

Além disso, mudanças estratégicas nas baldeações feitas nas estações, causaram tumulto, estranheza e muitos atrasos.

No post de ontem, me referi aos problemas relatados pela Revista Exame, em que o Brasil enfrentaria em realizar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Hoje percebo que realmente é uma verdade, porém vejo que como qualquer país do mundo, as dificuldades são para todos. Basta como vamos reordenar nossos sistemas. Em três dias, como na França, ou em 5 anos, como de costume por aqui?

Um abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário