segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Revista Exame - Copa 2014 e Rio 2016

Estava lendo a Revista Exame deste mês e fui ver a matéria sobre os investimentos necessários para a realização da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ambos a serem realizadas em solo brasileiro.

A matéria é realmente boa, mas o seu realismo-pessimista, me deu até dor de cabeça. Ver que nosso país carrega essa pesada missão com o perfil que tem de deixar rolar, confesso que fiquei apreensivo em como conseguiremos realizar tais grandiosos eventos.

Estamos a 5 anos da Copa do Mundo e a 7 das Olimpíadas. Os dois maiores eventos esportivos (acho até, os maiores eventos) do mundo. 5 anos para integrar um país continental, onde graças ao olho gordo de muitos políticos, teremos 12 cidades-sede, um absurdo, para um país do nosso tamanho.

A Alemanha em 2006 teve 10 cidades, mas com um tamanho geográfico ridículo se comparado a nós, não sendo maior que o estado de Goiás.

Nós ainda colocamos mais 2 cidades, só para complicar. Tomara que a FIFA imponha o número de 8 cidades, para que não ocorra um vexame nacional.

Mas não serei tomado pelo pessimismo que fui bombardeado pela revista, acredito que conseguiremos fazer esses projetos virarem realidade. Temos um país em ano de eleição (2010), ou seja, temos o poder de escolher quem vai tocar essas e muitas outras obras de grande importância, para os próximos anos. Não podemos dar mole como sempre demos nessas horas, votando por votar.

Essas conquistas não podem ser políticas, mas sim, conquistas de toda uma nação. Se as contas desses eventos não forem muito bem estruturadas, como bem disse a revista Exame, essas contas podem não ficar para nós, mas para nossos descendentes e a conta meus amigos será beeem cara.

2 comentários:

  1. E que investimentos seriam esses? Pintar a Linha Amarela de abóbora... ou fazer transporte de massa de verdade?

    ResponderExcluir
  2. Olá Raphael!

    Os projetos de transporte, seriam voltados na construção de ferrovias, para interligar grandes cidades e seus aeroportos.

    O mais importante projeto colocado em pauta foi o trem-bala que conectaria Rio e São Paulo, visando diminuir o fluxo de pessoas nos aeroportos. Que também passarão por ampliações para atender a grande demanda.

    espero ter informado!

    abraços

    ResponderExcluir