domingo, 3 de janeiro de 2010

Usinas sofrem com as chuvas em todo País

Imagem Usina Nuclear Angra 1

E as fortes chuvas que passaram pelo Brasil nesse fim de ano, continuam causando efeitos em todo o país. Interessante tem sido o efeito delas nas Usinas geradoras de energia.

Uma demonstração disso, está na previsão feita pelo site oficial da Companhia Energética de São Paulo (CESP) que diz o seguinte: “ (Haverá) um aumento de vazão defluente (o que é isso?) nas usinas hidrelétricas Ilha Solteira, Jupiá e Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), localizadas na bacia do rio Paraná, a partir do dia 31 de Dezembro.”

Segundo a Companhia: “essas medidas serão tomadas devido as fortes chuvas nos últimos dias e das que estão previstas para os próximos dias na região das bacias do rio Grande, Paranaíba, a montante de Ilha Solteira, e na bacia do rio Tietê.

O volume de água que chega às usinas da CESP aumentou porque os reservatórios dessas bacias estão com seus vertedouros (o que é isso?) abertos.”

Outro fato importante, devido aos incidentes ocorridos em Angra dos Reis, o prefeito Tuca Jordão, decidiu pedir o desligamento das usinas nucleares de Angra. Conforme matéria do Estado de São Paulo o pedido foi feito pelo perigo que ronda a região, onde a cidade foi declarada em estado de calamidade pública, após os deslizamentos da noite de Ano Novo.

Curiosamente, o jornal O Globo publica em sua página que nós brasileiros seremos os responsáveis por pagar a conta para evitar novos apagões.

Segundo a publicação, a (ONS), Operadora Nacional de Sistemas, esclarece que as medidas de segurança a serem postas em prática serão custosas e esses valores vão ser repassados ás tarifas do consumidor.

Risco de novos apagões e maiores taxas pela energia...o que vocês pensam sobre isso ?





Nenhum comentário:

Postar um comentário